terça-feira, 18 de outubro de 2011

Atenção às alergias

Nunca vi cogumelos fungulentos tão grandes como estes na nossa terra. Alguns são do tamanho de broas de milho cheios de pó venenoso. A desmatação indiscriminada da Quinta é que provocou isto (e prefiro não imaginar o que mais poderá estar ainda para vir). Se chover muito, com tanta terra seca e desprotegida, muita poderá ir parar à freguesia ao lado - a Oleiros. Peço às famílias com filhos que gostam de passear por esses lados para estarem atentos a isto. O ano está extraordináriamente propício a este tipo de alergias com o clima que temos tido ultimamente - uma mistura de fumo dos incêndios recentes com resquícios do fumo dos vulcões da Islândia de à meses atrás, misturado com radiações ultravioletas violentas devido à anormal acumulação de nuvens altas. Até as folhas de muitas plantas que observo regularmente estão queimadas pelos ultravioletas.

Este cogumelo fungulento de aspecto inofensivo é parecido com os outros. Não no aspecto; na pericolosidade. A área da quinta do Engenho Novo mais acessível à população está cheio deles, e como os carros podem ir para qualquer lado, pisam-nos e expõem o pó aos elementos.

Estas cápsulas de aspecto castiço são na verdade bombas biológicas cheias de pó venenoso. Quando atingem a maturidade explodem e libertam o pó no ar. Quem estiver na área e (se estiver vento) pode levar com ele e apanhar uma perigosa intoxicação pulmonar.

Quando a desertificação é tão violenta podem ocorrer situações naturais imprevisíveis nada favoráveis à saúde das pessoas.