domingo, 3 de janeiro de 2010

Morte do Lin Chin Pu

Hoje morreu mais um individuo da minha "geração egoísta"; o Jorge Lin Pu ("Lin Pu" apenas para mim)também conhecido por Jorge Chinês devido a ter os olhos em bico. Fomos amigos durante a infância, juventude e idade adulta, até ao dia, em que já enfiado no pó até ao pescoço, me roubou dinheiro para ir comprar droga. A partir dai nunca mais lhe passei confiança; e hoje foi para os anjinhos.
Pobre Lin. Nunca soube controlar-se nem atinar (nem eu sei)e lamento que assim seja. Morrer novo é triste (53 anos?) mas duvido que deixe saudades.
Há dois ou três anos atrás morreu outro amigo meu, outro Jorge, este "foto-artis", um verdadeiro artista e um amigo excepcional. Motivou-me de tal maneira na fotografia que fez dela um vicío na minha vida. Tenho um vídeo da sua última exposição fotográfica no Centro de Congressos de Espinho, mas a minha NET é tão lenta que receio demore um dia inteiro a passá-lo para a rede. No entanto isso é um facto garantido no futuro.
E lá vai mais um. Maltratado por si próprio, quando a podridão pessoal originada pelo vício generalizado é imparável o resultado é fatal - cancro. Todo o tipo de drogas durante toda a vida, cigarro sempre na boca e álcool até dizer basta, foram a receita letal. No caso do "foto-artis" foi mais o whiskey, o tabaco e uma alimentação desregrada a causa da sua perda. A primeira mulher bem tentou moderá-lo, mas não conseguiu e devorciou-se. A segunda, uma Espanhola, queria era curtir a alta sociedade e agora corre sózinha. Era simpática e gostava dela, mas o trabalho e os compromissos profissionais deram cabo da vida deles.
Mais uma vez o digo: o dinheiro não é tudo.
Vai agora Lin. Um dia destes vemo-nos no Inferno.