Como ainda estava vinculado à Zon durante mais um mês, o vendedor disse que a empresa que representava (a visãocabo) tinha uma alternativa que possibilitava ao novo cliente aceder aos seus serviços antecipadamente, comprometendo-se congelar o pagamento até acabar o contrato com a Zon.
Ao ouvir isso disse ao vendedor que podia mandar vir instalar o sistema no dia seguinte.
Perguntei-lhe também (mais de uma vez) se o tarifário era o de 34,98 euros por mês, porque não estava disposto a pagar nem mais um cêntimo que fosse por isso. Jurou que sim, e acreditei nele.
Vamos agora aos factos:
Apesar da má condição da escrita do vendedor, pode ver-se na facturação o número acordado e em vigor nessa promoção de Maio de 2010. Agora vamos ver a facturação subsequente:
Como se pode ver neste arranjo de facturas, no fim do mês apareceu logo uma da Cabovisão com a quantia de 2,39 euros para pagar (quando o vendedor disse que não pagava nada), enquanto a Zon, aproveitando a rescisão do contrato, me espetou com mais cinco euros extra para a despedida.
No mês seguinte paguei 36,08 euros e comecei a resmungar: mal sabia que os resmungos iam passar a raiva. No seguinte (Agosto) paguei 38,98 euros e comecei a questionar-me sobre o modelo de gestão (mais do que conhecido por mim por experiência) da Cabovisão.
Está a ser óbvio que se estão a marimbar para o contrato e cobram o que lhes apetece. Paguei e agora estamos em Setembro. Quando chegou a factura (com semanas de antecedência) não queria acreditar. Tenho de pagar 44,26 euros.
Concluindo e resumindo: aquilo que eu devia pagar todos os meses sem alteração - 34,98 euros, nem na primeira factura foi respeitado, e cada mês que passa pago mais e mais, sem a mínima justificação. Agora chegou a altura de perder as boas maneiras e falar Português a sério.
Estou farto de ladrões e xulos engravatados e bem falantes, senhores de monopólios imperiais todos poderosos, que pensam que fazem das pessoas o que lhes apetece. Se calhar pensam que o que escrevem na factura é um acto religioso e intocável. Como é que diz a cantiga? "Ladrão que rouba a ladrão, tem cem anos de perdão". E sabendo que fazem sofrer milhares de pessoas, com formas de extorsão bem disfarçada por artigos de contrato com letra tão miudinha que quase nem de lupa se conseguem ler (e que a maior parte das vezes não se sabem defender e se submetem às suas exigências desonestas - sobretudo os velhos, que embarcam facilmente no seu engôdo) adoraria que os responsáveis por tais manobras mafiosas fossem enrabados por gorilas da montanha de dorso prateado, para verem o que é bom. E digo mais; vão todos para a puta que os pariu (se esta os quisesse aceitar de novo - o que duvido).
É óbvio que não queria chegar a este ponto. Mas se soubessem pelo que já passei, e o tempo que perdi com estes malaicos, percebiam logo.
Para finalizar, acuso esta empresa de publicidade enganosa, burla qualificada, fraude negocial e extorsão compulsiva. E estou disposto a ir até às últimas consequências para obrigar a Cabovisão a respeitar o contrato celebrado comigo. Está na altura de lutar pelos meus direitos mais do que evidentes, e denunciar a corja asquerosa de especuladores habilidosos cheios de truques na manga e resposta para tudo na ponta da língua. E para terminar - vão gozar com o caralho.
Sou uma cria de Viriato - correcto e bruto à medida das necessidades.