quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Clima imprevisível?



Verão do Dragão.

Como se pode imaginar ao ver esta imagem de radar natural, a multiplicidade de cores sugere uma semelhança paralela no padrão do clima: instabilidade no Oceano Atlântico. Consequência da deflagração dos dois vulcões na Islândia durante a primeira metade de 2011.

De que vale uma pessoa queixar-se?

Durante cinco anos gozamos dum clima próximo do Tropical, e perdemos a noção da nossa realidade geográfica - até agora.

Se não me engano, entramos numa nova fase solar, de 9 a 11 anos de duração, e os vulcões à volta do mundo não vieram ajudar nada à re-entré: 2 na Islândia, um no Chile e outro na Indonésia.

Agosto este ano não será "ao gosto" do cliente - nem no Algarve. Já não falo no resto dos paises Atlânticos nos dois lados do oceano - a África e a América. Como estará o tempo em New York? Ou na Costa do Esqueleto? Não interessa? Cada vez mais me interessa a diversidade dos fenômenos naturais que mexem com o planeta a nível global. Cada vez percebo melhor o efeito borboleta. Tão frágil... E ao mesmo tempo tão resistente.


Agora todos os dias são diferentes. Dramáticamente. Hoje por exemplo surgiu uma Nortada tão violenta que ninguém conseguia parar na praia, apesar de ontem ter estado um dia muito razoável. Não aconselho ninguém a fazer previsões para o futuro (ao ar livre).