sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Verão de fogo renovado

O ano de 2005 foi o mais quente da minha vida de cinquenta e dois anos. Nem no Congo senti tanto calor. Contudo o fumo não chegou ao mar, pelo menos nesta área onde moro (Espinho) embora da praia se vissem colunas espessas elevarem-se nos ares .
Detectei algumas imagens desse ano que passo a mostrar:







Como se pode confirmar nos meus vídeos postados no youtube, a camada de cinza que caiu foi impressionante, com características quase vulcânicas.

Este ano o fumo chegou ao mar, e numa tarde de segunda-feira tive de sair da praia porque ele cobriu o céu e tapou o Sol. Também nunca senti o ar tão poluído como este ano. Durante perto de três semanas respirou-se muito mal, enquanto caia cinza fina. O ar estava cheio de dióxido de carbono e cheirava a fumo por todo o lado, incluindo na costa. Horrível. Ainda por cima não podia fugir daqui por causa dos animais domésticos.
O que mais me impressiona neste tipo de calamidade é o aspecto do Sol e da Lua. Parecem maléficos (embora não tenham culpa - estão muito fora do alcance das actividades Terrestres) e eis alguns exemplos:


Como se pode ver aqui, o Sol tem um aspecto puramente sinistro. Parece visto na superfície de Marte, e o céu está da côr da cinza.


Nesta imagem em particular não é necessário nenhum tipo de filtro especial para se poder ver o Sol em todo o seu esplendor refulgente. O céu enfumarado faz esse papel. E a Lua?


Esta Lua cheia aterradora mete medo, e parece incrível como se consegue ver tão bem através de uma espessa cortina de fumo. Isso prova o quão insignificantes são as acções calamitosas da natureza em relação à grandiosidade dos astros visinhos do nosso planeta.
Que estas imagens sirvam de lição aos piromaniacos. A Terra é sagrada, e a natureza em todos os seus aspectos é o nosso refúgio neste mundo, o único lugar que temos para viver e ser felizes.

O fogo é a derradeira limpeza: limpa e definitiva para quem por ele passa. O passaporte para o Infinito. A última viagem na mitologia Inca e Egípcia para a vida eterna - o Sol.
O Sol também é o meu único Deus.