domingo, 10 de outubro de 2010

Bandeira azul suja


Nestas férias de Verão 2010 reparei que muito foi feito na praia a nível de infra-estruturas para facilitar a vida ao people (eu não facilitava - estão cada vez mais gordos), mas algo não bate certo. Também sei que os testes realizados à qualidade da água e da areia são feitos antes de Agosto, e depois não fazem mais, mas deviam: afinal é durante o mês de Agosto e Setembro que as praias absorvem a maior quantidade de veraneantes e turistas; portanto devia ser nesses períodos que as análises deviam ser mais intensivas e regulares, mas não são. Nem sequer as fazem (talvez os técnicos tenham ido também de férias (para fora daqui)).
Vivemos numa área de risco ambiental costeiro, com a barrinha de Esmoriz como protagonista. Durante a maior parte do ano vão-se acumulando resíduos mórbidos e porcarias na sua lagoa, e de vez em quando ela rebenta a barreira que a separa do mar e despeja enormes quantidades de lixo: isso já aconteceu várias vezes nestes últimos anos e depois é o cidadão que sofre as consequências na pele. Contudo até a barrinha passou a ser uma amostra desagradável em comparação à ETAR ao lado.
Como toda a gente sabe, o saneamento básico obrigatório está na ordem do dia, e cada vez mora mais gente nesta área. Portanto faço uma pergunta simples a mim próprio. Se este ano foi o mais poluído no mar a que já assisti na minha vida, como vai ser no futuro, com toda a gente ligada ao colector central, e uma única ETAR a tratar os resíduos? Vamos nadar na nossa própria merda?
No fim de Agosto um amigo meu deixou de aparecer na praia, e quinze dias depois, quando o vi, disse que apanhou uma virose que o pôz a urinar sangue. Eu próprio tive dias que não fui ao mar, tão sujo que estava, e tive de me contentar com o chuveiro. É esta a qualidade de vida que vamos ter daqui para a frente?
Querem provas visuais?

Passei hoje pela praia e fiquei impressionado com as marcas de maré deixadas na areia. Lamento não ter levado a máquina para mostrar a que ponto a crise da poluição se agudiza na nossa costa, e temo o pior no futuro.
Senhores políticos, responsáveis pela saúde e bem-estar públicos, por acaso estão atentos aos sinais, ou pelo contrário, vão para o Algarve e para Cuba, e o Zé Povinho que se lixe!
Algo vai ter de ser feito, ou o turismo na nossa costa vai pura e simplesmente passar à história.