terça-feira, 10 de maio de 2011

Bye bye beach

Este blogue pretende demonstrar a subida do Oceano e a impetuosidade aplicada no prazo de um ano nesse processo.
A imagem imediatamente abaixo mostra a saída da Barrinha de Esmoriz este ano, desbastada pela força do mar. Como se pode comprovar nas imagens seguintes, construiram uma espécie de pontão de lado de Paramos há dois anos, que pura e simplesmente desapareceu do mapa.






Aqui temos aspectos climatéricos na zona: há três anos houve um período mais seco, que proporcionou as imagens seguintes.





Aqui, temos o aspecto mais visível da acção do mar ao empurrar milhões de toneladas de areia para cima das dunas. Estas quase foram submersas no processo: metros de altura.





Nestas fotografias vemos a bacia da Barrinha atrás da duna nos últimos três anos: este ano correctamente alagada, o anterior meio seca, e há dois seca.





Isto pode parecer arbitrário e sem interesse, mas para mim é muito significativo: o nível do mar está a subir. Basta dar uma volta à beira-mar para ver como estão as praias. A areia quer invadir as avenidas e o mar está muito mais acima do que é habitual - nota-se perfeitamente.
Receio até que este ano os veraneantes se tenham de acavalar uns em cima dos outros, não falando da qualidade da água, cada vez mais poluída. Reparei que nem a violência do Inverno conseguia dispersar a poluição junto à costa. Isso é muito mau para a saúde pública.
E receio que com a quase totalidade das fossas ligadas ao colector central a escorrerem para a ETAR de Paramos (não acreditando que tenha capacidade de processar tanta merda - já não tinha o ano passado e este está com carga dupla) tenhamos impreterível e obrigatóriamente umas férias de Verão longe do mar.

Tenho ainda mais provas e evidências para mostrar sobre o assunto, mas contento-me neste momento com estas.