quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Aviso para quem vive na costa

Vi hoje nas notícias que o vulcão das Canárias está mais instável do que nunca. Pode mesmo vir a entrar em erupção, enquanto o da Ilha do Pico (e noutras ilhas do arquipélago) também hà indícios de acréscimo de actividade vulcânica, pura e simplesmente sacudindo frequentemente a terra à volta com terramotos sucessivos. O que quero advertir aqui é que estejam atentos a este tema e esta matéria porque pode ser um caso sério.
Vi hà meses um documentário sobre o vulcão das Canárias e as suas características específicas, a relembrar: O tsunami na Tailândia deveu-se a um desabamento de terra submarino. Este vulcão tem um lado com o mesmo tipo de semelhança geológica, isto é: a parede de um dos lados da cratera é muito fina (a virada para o mar largo) e pode desabar com uma erupção. Se tal vier a acontecer isso irá provocar um tsunami que atravessará o Oceano Atlântico, desbastará a Costa Atlântica da América do Norte ao nível de Nova Iorque e retornará pelo mesmo caminho (talvez com mais potência ainda) e arrasará a nossa e a dos vizinhos.
Meus amigos que vivem junto à costa: peço-vos que estejam atentos às noticias nos próximos dias, e em caso de necessidade reajam o mais depressa possível. Se por acaso ocorrer um tsunamo corram o mais que poderem para o sítio mais alto que encontrarem à mão.
Não se esqueçam que a vida se ganha e perde num segundo.